Entrei na Saúde Criança Recontar no final de janeiro de 2010, foi uma grande responsabilidade assumir a operação das ações de projetos de uma organização que na minha visão é incrível.
Uma das grandes inspirações para mim é ver o poder de superação do ser humano. Tem certos momentos da nossa vida, que estamos no caos, na beira do abismo e aí parece que surge uma FORÇA não sei da onde, para virarmos o jogo... É assim que vejo a ALMA dos fundadores desta organização e essa FILOSOFIA se replica nas famílias beneficiadas. Vejo famílias que entraram na Saúde Criança em um estado de miséria e doença e hoje já se encontram em uma situação de autonomia. Vejo ESFORÇO e VONTADE de quererem aprender algo novo, para melhorarem a sua situação.
Nós, profissionais e voluntários, somos EDUCADORES. Procuramos fazer um papel de professores para as famílias. Educamos na experiência do dia a dia, com muita paciência e vontade de ensinar. Ensinar aprendendo, pois o verdadeiro educador é aquele que aprende mais do que ensina.
Por meio das ações dos projetos, Eu Posso, Eu Faço, Meu Alimento, Meu Sorriso, Minha Profissão, Eu Sou Cidadão, Eu Aprendo, Eu Brinco, Eu Sou Saudável, observo o empenho dos profissionais e voluntários como, a dentista - Verena, as nutricionistas – Thaisa e Gabriela, a psicóloga - Iara, o assistente social - Marcelo, a médica – Dra. Marisa, a artesã – Angela, as administradoras – Morgana, Bébhinn e Marli, a pedagoga – Lila, entre outros(as). Vejo uma miscigenação de culturas dentro da organização, como alemães, ingleses, irlandeses, portugueses, além dos brasileiros. O mundo inteiro se mobiliza pelo trabalho social, pela causa social, no sentido de ensinar ao mais frágil a se tornar mais forte diante das adversidades e dificuldades de viver em sociedade.
Não é fácil nascer em uma família específica, viver em sociedade, se libertar dos medos psicológicos e encarar a vida humana com harmonia. Para isso, é preciso ter seriedade com a vida, ter disciplina e enfrentar os sacrifícios com dignidade, sem se humilhar e sem se posicionar como um inferior. Damos apoio aos responsáveis pela família a ter AUTONOMIA e se responsabilizar pelas suas ações. Por meio, do projeto Eu Faço, carro chefe da organização, damos oportunidades às mães para trabalhar, através da confecção de ARTESANATOS. O trabalho bem feito através do artesanato é a única saída para que as mães se libertem da sua situação de vulnerabilidade social. Por meio do trabalho elas adquirem AUTONOMIA, EDUCAÇÃO, SAÚDE, CIDADANIA e consequentemente uma VIDA SAUDÁVEL para a sua família.
A partir deste ciclo novo de vida para as famílias, minha vida se amplifica, me dá orgulho trabalhar na Saúde Criança Recontar. Se o meu trabalho cresce, as famílias também crescem.
Diretora de Operações
Saúde Criança Recontar
paula@recontar.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário