Hoje decidi iniciar o blog da Saúde Criança Recontar. Acredito que estes momentos devam vir por inspiração, e ontem o dia foi perfeito para isto.
Para aqueles que não conhecem, a Saúde Criança Recontar é uma organização que apóia famílias da Grande Florianópolis - em vulnerabilidade social e com crianças doentes - através do desenvolvimento de um plano em cinco áreas: Saúde, Educação, Moradia, Renda e Cidadania, e este plano será acompanhado pela organização junto com as famílias por um período de até dois anos.
O objetivo é que a família consiga depois seguir seu rumo sem depender de ajuda externa, que ela realmente se estabilize para conseguir criar seus filhos de forma saudável.
Toda esta metodologia tem o nome de Plano de Ação Familiar (PAF), que teve início em 1991, no Rio de Janeiro, a partir da iniciativa de uma médica chamada Vera Cordeiro, que iniciou a Saúde Criança Renascer - veja vídeos: Documentário Skoll Foundation, Documentário Kinder Foundation (Parte I e Parte II).
Aqui em Florianópolis a história tem início com Bébhinn Ramsay e com a médica Marisa Fantin. As duas têm histó
E a equipe da Saúde Criança Recontar é formada hoje por profissionais super especializados, contando com graduados, pós-graduados, mestres e mestrandos nas áreas de administração, jornalismo, direito, medicina, nutrição, psicologia, serviço social, odontologia, arquitetura e pedagogia.
Desde o ano passado, a Saúde Criança Recontar já atendeu 14 famílias, das quais 10 continuam no programa atualmente. Neste ano a meta é chegar a 30 famílias, e duas famílias novas já entraram em fevereiro.
E além da medição de indicadores acompanhados periodicamente, como renda, saúde mental e melhora da saúde física da criança, que conseguem mensurar o impacto da Saúde Criança Recontar na vida destas famílias, muitas vezes é a parte subjetiva que nos faz ver que o programa está tendo impacto. É o brilho nos olhos, a vontade de mudar, a mudança nos hábitos de vida destas famílias. E ontem eu tive o privilégio de assistir a 3 destes episódios que me fizeram ver que o impacto realmente está acontecendo. Vou contar estes episódios para vocês:
1) Na hora do almoço eu estava conversando com duas das mães atendidas na cozinha, e comentei com elas sobre o último lanche preparado por nossas nutricionistas T
2) Depois do almoço f
com a minha ajuda. A mãe dos meninos tem 37 anos, e ela tem somente 1 dente na boca, e ela antes não prestava atenção para a saúde bucal de seus filhos. Esta vontade de escovar os dentes certamente surgiu devido ao projeto Meu Sorriso, realizado pela dentista Verena Siegmund T. Soares.
3) Uma de nossas mães é analfabeta, e ela não consegue se locomover muito bem na cidade devido a isto. Antes ela não vinha para o projeto sem a presença do marido. Depois ela conseguia chegar até o centro da cidade sozinha e nós a buscávamos para vir para a Agronômica. Agora ela sabe quais ônibus ela deve pegar para chegar aqui, e vem sozinha, e feliz. Ontem ela me pediu ajuda para ir ao Hospital Infantil (que fica a 15 minutos da Saúde Criança Recontar) pegar remédios para seu filho - ela queria aprender o caminho para poder buscar os remédios sozinha nas próximas vezes. Fui então com ela ao HIJG. No caminho fiquei conversando com ela sobre como estava sua família e sobre sua participação no programa. E dois comentários me deixaram muito feliz: Ela disse que nos dias em que ela não pode vir participar das atividades por algum motivo, ela fica muito triste e teve um dia que até chorou devido a isto. E porque isto é relevante? Pois demonstra que ela se apegou ao programa pela sua transformação, pela independência que sente aqui dentro, e não somente pela parte assistencialista da cesta básica e leite. Outro comentário foi que ela preparou sabão e detergente em casa. No ano passado Thaisa Navolar e Verônica Orlandi terminaram o ano com uma oficina de produtos de limpeza - que são menos agressivos ao meio ambiente e muito mais baratos para as mães, e por isto esta mãe já os fez em casa. Ela não gasta mais dinheiro agora com produtos de limpeza específicos, ela os faz para sua família. Isto demonstra mudança de valores, de que aquilo que é comprado e que tem rótulo bonito não é necessariamente melhor, e também que você consegue levar a sua vida a partir dos itens que você tem, não precisa esperar ter tudo ou ganhar tudo.
E por isto eu estou feliz hoje, feliz por trabalhar em uma organização que faz sentido para mim, e que faz sentido para estas 12 famílias atendidas no programa. E queria dividir um pouco disto com vocês.
Um abraço,
Diretora Administrativa e de Mobilização
Saúde Criança Recontar
morgana@recontar.org.br
morgana@recontar.org.br


Lindo post, Morgana! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Estou muito feliz a ouvir suas historias! Keep up the good work! x
ResponderExcluir- Quando estamos envolvido em uma ação e realizamos com amor essa ação se torna gratificante. e deixa marcas que o tempo não apaga já que são momentos felizes em nossa vida. Marcelo
ResponderExcluirMorgana, adorei a sua inspiração... Eu também tenho orgulho de trabalhar nesta organização... Está sendo uma experiência muito boa na minha vida profissional... Pois, vejo VIDA VIVA dentro da Saúde Criança Recontar...É isso aí, vamos q. vamos!!!Bjs. Paula Mendes
ResponderExcluirOi Morgana,
ResponderExcluirUau!!! Adorei o blog.
Eu ainda estou no início do voluntariado e espero poder contribuir bastante.
Hoje mesmo tive uma aula de Direito Previdenciário que me ajudou a entender sobre alguns benefícios previdenciários importantes mas a professora, que é Procuradora da República, também explicou os detalhes do que vem a ser o LOAS - Benefício da Lei Orgänica da Assistência Social, benefício previsto na nossa Constituição Federal.
Outra coisa bem legal que eu descobri é a possibilidade de estarmos pegando gratuitamente COCOS VERDE naquele kiosque do Angeloni da Beira Mar. A funcionária me informou que será um favor que estaremos fazendo a eles porque o kiosque tem um custo para jogar fora as dezenas de Cocos verdes que elas furam para vender a água.
Estive pesquisando sobre o valor nutritivo do Coco e descobri que essa fruta só traz benefícios, além de ela ser rica em fibras, também auxilia no bom funcionamento intestinal e possui alto valor nutricional pela quantidade de vitaminas e sais minerais.
"Informações Nutricionais do Coco Verde:
Com teor excepcional de glicídios, (açucares) e lipídios (gorduras) o Coco Verde destaca-se dos demais frutos pelo seu conteúdo energético. Apresenta também elevado teor de cálcio e de ferro.
100 g contém, em média:
Macrocomponentes: Glicídios, 27 g; Proteínas, 5 g; Lipídios, 50 g; Fibras alimentares, 0 g.
Vitaminas: A1, 0 mg; B1, 60 mg; B2, 40 mg; B3, 0 mg; C, 8 mg
Minerais: Sódio, 46 mg; Potássio, 302 mg; Cálcio, 43 mg; Fósforo, 191 mg; Ferro, 3 mg.
Conteúdo energético (kcal) 589" (http://www.frutasbrasil.com.br/produtos.html).
Bem, espero que as mães possam estar usando Cocos Verde na culinária.
Grande abraço.
Fiquem com Deus!
Milena Elvira Vieira Lopes
Voluntária do RECONTAR
Projeto EU SOU CIDADÃO